Estrutura organizacional

SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Coordenadora: Leila Helena Ribeiro
Endereço: Rua Crixás, s/n, Centro
Telefone: 62 3342-6157
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 13h às 17h

Competências

O SCFV é um serviço oferecido no âmbito da Proteção Social Básica (PSB) do SUAS e por isso é referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). É concebido de  maneira a complementar o trabalho social com famílias que é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).


O SCFV possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Deve ser ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.


O serviço é voltado a todos que dele necessitar, considerando as especificidades de cada ciclo de vida, a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais carrega uma descrição detalhada dos grupos organizados a partir de faixas etárias. Sucintamente podem ser apresentados assim:


•  Crianças até 6 anos;

•   Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;

•   Adolescentes de 15 a 17 anos;

•   Jovens de 18 a 29 anos;

•   Adultos de 30 a 59 anos;

•   Pessoas idosas.

Desenvolvido por